Conheça

Conheça
Portal São Thomé das Letras MG

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PROJETO DE LEI Nº 20/2009 - Denomina Logradouro Público

PROJETO DE LEI Nº 20/2009

DENOMINA LOGRADOURO PÚBLICO


Faço saber que a Câmara Municipal de São Tomé das Letras, Estado de Minas Gerais, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono e promulgo a seguinte lei:
Art. 1º - A rua existente no Bairro Pasárgada, entre as esquinas com as ruas 1º de Março e Pe José Luiz Arantes Vilela, rua da casa do senhor Wellyngton Fco. Joaquim, passa a denominar-se Rua Vital Brazil.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


São Thomé das Letras, em de Julho de 2009.

José Roberto da Silva
Prefeito Municipal

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como objetivo homenagear o médico sanitarista, Vital Brazil Mineiro da Campanha, nascido em 28 de abril de 1865, em Campanha - Sul de Minas Gerais e falecido em 8 de maio de 1950.

A convite do governo estadual, Vital Brazil ingressou em 1897 no Instituto Bacteriológico do Estado de São Paulo, dirigido pelo sábio Adolfo Lutz. Foi então que tiveram início suas pesquisas. Vital Brazil trabalhou junto com Oswaldo Cruz e Emílio Ribas no combate a peste bubônica, ao tifo, a varíola, e à febre amarela.
Após meses de pesquisa, em 1903, surgiu o soro antiofídico, na Fazenda Butantan, futuro Instituto Butantan. A descoberta de Vital Brazil sobre a especificidade dos soros antipeçonhentos estabeleceu um novo conceito na imunologia, e seu trabalho sobre a dosagem dos soros gerou tecnologia inédita. O Instituto desempenhou importante papel social na época e tornou-se conhecido e famoso no mundo todo.
Em 1919, fundou o Instituto Vital Brazil em Niterói. Sua seriedade, perseverança e dedicação fizeram deste Instituto outro importante centro de pesquisas, reconhecido internacionalmente como estabelecimento científico pelos trabalhos de valor aí realizados. Muitos estudantes brasileiros e estrangeiros se iniciaram na carreira de pesquisadores estagiando nos laboratórios desse Instituto, formador de cientistas.


São Tomé das Letras, 02 de julho de 2009.

Abener Francisco de Souza
Vereador

Um comentário:

Neto Frossard disse...

Olá. Me chamo Emerson Frossard, sou Assessor de Comunicação do Instituto Vital Brazil, e estou tentando entrar em contato com o vereador Abener Francisco de Souza (através do telefone disponibilizado no site) para conversar sobre a homenagem proposta ao cientista Vital Brazil. Ficamos muito honrados com a homenagem. Aguardo retorno pelo telefone (21)2711-9223 r.187.